O Barcelona garantiu a classificação para a próxima Liga dos Campeões após vencer o Betis por 2 a 1 na tarde de hoje (7), no estádio Benito Villamarín, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol.
Com o resultado, o time de Xavi chegou aos 69 pontos. O Betis, por sua vez, também briga para estar na competição europeia, mas segue na quinta colocação, com 58 pontos.
Na próxima rodada do Espanhol, o Barcelona recebe o Celta nesta terça-feira (10), às 16h30 (de Brasília), no Camp Nou. No mesmo dia, mas às 14h, o Betis visita o Valencia no Mestalla.
O empate em 1 a 1 parecia já definido, até que, no último minuto, o lateral brasileiro tirou um belo cruzamento da cartola para Jordi Alba decidir a vitória do Barça. Dani Alves fez 39 anos ontem, mas hoje foi ele quem deu o presente —para Alba e para a torcida do Barcelona.
Brilhou a estrela do garoto de 19 anos, Ansu. Minutos depois de entrar em campo, marcou o gol do Barcelona e mostrou que, livre das lesões, pode ser importantíssimo para Xavi na próxima temporada.
O holandês Depay foi novamente titular de Xavi, mas teve dificuldade para dar sequência às jogadas no ataque. Teve uma finalização de perigo, mas no geral apareceu e contribuiu pouco. Acabou substituído por Aubameyang.
O Betis respondeu rápido, e Bartra cabeceou para empatar aos 33. No último minuto, Alba aproveitou assistência de Dani Alves para marcar o gol da vitória.
Xavi manteve o estilo de priorizar a posse de bola e jogadas pelos lados, apostando na velocidade dos pontas. O Barça foi superior na partida e foi recompensado com o gol no último minuto.
Refém de boas jogadas de Fekir e Canales, dupla que teve atuação discreta, o Betis teve dificuldade para incomodar o Barcelona, mas mostrou resiliência para empatar logo após conceder o gol para o Barcelona. No geral, porém, priorizou se defender, mesmo atuando em casa.
Ter Stegen desfalcou o Barcelona por causa de uma indisposição estomacal. Com isso, o goleiro brasileiro Neto ganhou rara oportunidade depois de quatro meses.
Desde janeiro sem atuar, Neto foi pouco exigido na etapa inicial. No segundo tempo, fez uma ótima defesa e salvou o Barça em finalização à queima-roupa de Juanmi.
O atacante francês Dembélé teve caminho livre e usou muito da habilidade para se livrar da marcação no lado direito do ataque do Barcelona. Na hora de servir os companheiros, porém, colocou muita força nos cruzamentos. Quando optou por finalizar, também errou.
A torcida do Betis deu show antes da bola rolar e fez uma verdadeira festa para recepcionar os jogadores. Foi o primeiro jogo em casa da equipe após o título da Copa do Rei sobre o Valencia.